Ferramentas do usuário

Ferramentas do site

Translations of this page:

colecoes:xiloteca

Essa é uma revisão anterior do documento!


Desculpe, esta parte está em construção.

Xiloteca do Herbário Dimitri Sucre Benjamin

Também integrando o acervo do herbário, a xiloteca é uma coleção de amostras preparadas, registradas e incorporadas segundo técnicas específicas para coleções de madeiras. Por possuir normas internacionais específicas a xiloteca possui registro próprio e é reconhecida por seu acrônimo RBw. Seu uso é destinado à pesquisa científica e como instrumento de consulta e referência para identificação.

O ano oficial da criação da xiloteca é 1942. Entretanto, muitas amostras de madeira anteriores à sua data de criação são encontradas no acervo. Esse fato se deve à incorporação de antigas coleções, como por exemplo, as amostras doadas por D. Pedro II à Barbosa Rodrigues

Atualmente, há 28 xilotecas no Brasil, e a do Jardim Botânico do Rio de Janeiro é uma das mais importantes (Barros & Coradin 2005). Seu acervo possui 9.650 amostras e uma laminoteca (coleção de lâminas) com 26 mil unidades. Da mesma forma que as exsicatas, os dados primários deste acervo já estão digitalizados e disponíveis no JABOT (www.jbrj.gov.br/jabot) e no specieslink (http://splink.cria.org.br/). Porém, a captura de imagens desta coleção ainda está sendo realizada.

Dados Relacionados (em construção)

O Sistema JABOT foi idealizado para lidar com um conjunto de dados maior do que apresentado aqui. Entretanto, esta lista de atributos corresponde à uma tabela que consolida dados de várias tabelas do esquema nativo do JABOT, que visa atender a demanda por publicação dos dados no padrão Darwin Core para consumo, via DIGIR/TAPIR/IPT.

Atributo Descrição Domínio Nome do Termo Oferecido IPT
catalognumber Identificador da Ocorrência X
family Família X
colecoes/xiloteca.1412183385.txt.gz · Última modificação: 2015/04/28 14:52 (edição externa)