Ferramentas do usuário

Ferramentas do site

Translations of this page:

manual:dspace

Essa é uma revisão anterior do documento!


Manual de Utilização do Repositório de Documentos da DIPEQ/JBRJ

João Lanna

Endereço de acesso ao Repositório de Documentos da DIPEQ/JBRJ: dados.jbrj.gov.br/documentos

Sobre o Repositório de Documentos da DIPEQ/JBRJ

O Repositório de Documentos da Diretoria de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (DIPEQ/JBRJ) é baseado na ferramenta DSpace. O objetivo deste Respositório de Documentos é possibilitar o armazenamento, gerenciamento, preservação e visibilidade da produção intelectual, permitindo sua adoção por outras instituições em forma consorciada federada. São exemplos de material digital depositados no Repositório de Documentos da DIPEQ: artigos, relatórios de projetos, apresentações em eventos, livros, teses, etc.

A organização básica do Repositório de Documentos da DIPEQ/JBRJ é baseada em comunidades e bibliotecas. Cada comunidade compreende uma unidade independente dentro do Repositório de Documentos, podendo conter diversas coleções.

Buscando Recursos

Busca simples

O painel de busca de recursos aparece no lado direito superior da tela inicial. Este painel possui um campo para busca livre e rápida em todas as coleções do Repositório de Documentos.

Busca avançada

A busca avançada dá opções de busca específicas, podendo ser feita dentro das coleções de uma comunidade ou pela busca facetada por autor, palavra chave ou ano de publicação. Na busca facetada a pesquisa é feita dentro de todas as comunidades. Se, por exemplo, for feita a busca pelo assunto “cerrado” na busca facetada, todos os recursos presentes no Repositório de Documentos que contenham a palavra “cerrado” em sua lista de palavras chave será retornado, independente da comunidade ou coleção em que se encontram.

Explorando uma comunidade

A busca por recursos dentro de uma comunidade pode também ser feita pela busca facetada, restringindo os resultados apenas a recursos que se encontram dentro desta comunidade. Outra opção de busca dentro da comunidade é a busca pela opção “navegar” que permite que sejam listados, por exemplo, todos os autores por ordem crescente ou decrescente ou que sejam buscados pelo nome. Também há a possibilidade de explorar as bibliotecas que a comunidade possui, especificando assim a busca pelo tipo específico de recurso procurado. No exemplo abaixo é mostrada a comunidade do projeto CNCFlora dentro do Repositório de Documentos da DIPEQ/JBRJ.

manual/dspace.1484855130.txt.gz · Última modificação: 2017/01/19 17:45 por lanna