Ferramentas do usuário

Ferramentas do site

Translations of this page:

padroes

Essa é uma revisão anterior do documento!


Padrões de Dados e Metadados

Darwin Core

Definição Darwin Core é um conjunto de padrões. É composto por um conjunto de termos (que em outros contextos podem ser chamados de propriedades, elementos, campos, colunas, atributos, ou conceitos) desenvolvidos para facilitar o compartilhamento de informações sobre diversidade biológica provendo definições de referência, exemplos, e comentários. O Darwin Core é primariamente baseado no taxon, sua ocorrência na natureza como documentada por observações, espécimes, amostras, e informações relacionadas.
Mais informações Darwin Core - TDWG
Usado em IPT

Dublin Core

Definição Dublin Core é um esquema de metadados que visa descrever objetos digitais, tais como, videos, sons, imagens, textos e sites na web. Aplicações de Dublin Core utilizam XML e o RDF (Resource Description Framework)1).
Mais informações http://dublincore.org
Usado em Dspace; Ckan

Perfil de Metadados Geoespaciais do Brasil (Perfil MGB)

Definição É o perfil de metadados estabelecido pelo Comitê de Estruturação de Metadados Geoespaciais CEMG-CONCAR e está em conformidade com a norma ISO 19115:2003
Mais informações Perfil de Metadados Geoespaciais do Brasil (Perfil MGB)
Usado em Geonode

Ecological Metadata Language EML

Definição Um padrão de metadados desenvolvido para ciências ecológicas, da terra e ambientais. Foi originalmente desenvolvido pela Ecological Society of America e colaboradores. EML é implementado como uma série de documentos XML que podem ser utilizados de modularmente ou de forma extensível para documentar dados de pesquisas científicas.
Mais informações KNB (Ecological Metadata Language EML); EML Handbook - Practical Application for Scientists
Usado em IPT; Metacat

MMA-Darwin Core

Definição O MMA-DwC é um padrão desenvolvido pelo JBRJ, ICMBio e MMA para possibilitar o intercâmbio de dados sobre biodiversidade e conservação entre estas instituições. Ele é composto de um conjunto de extensões e termos que complementam o Padrão Darwin Core e seus termos para atender os interesses de demandas do MMA e suas instituições vinculadas.
Mais informações MMA-DwC
Usado em IPT; Metacat
padroes.1464180488.txt.gz · Última modificação: 2016/05/25 09:48 por edalcin