Ferramentas do usuário

Ferramentas do site

Translations of this page:

vocabulario:categoriaameaca

Tabela de conteúdos

Categorias de Ameaças

EX

Nome Extinto
Definição Um táxon está “Extinto” quando não resta dúvida de que seu último indivíduo morreu. Supõe-se que um táxon está “Extinto” quando pesquisas extensas conduzidas em seu hábitat conhecido ou presumido, nos períodos adequados (diários, sazonais, anuais) e por toda sua área de distribuição histórica não registram a presença de indivíduo algum. Tais pesquisas devem ser realizadas durante um período compatível com as formas e o ciclo de vida do táxon [ 4 ].
Usado em cncflora

EW

Nome Extinto na natureza
Definição Um táxon está “Extinto na natureza” quando se sabe que sobrevive apenas em cultivo, em cativeiro ou numa população (ou populações) naturalizada, claramente fora de sua área de distribuição anterior. Supõe-se que um táxon está “Extinto na natureza” quando pesquisas extensas conduzidas em seu hábitat conhecido ou presumido, nos períodos adequados (diários, sazonais, anuais) e por toda sua área de distribuição histórica não registram a presença de indivíduo algum. Tais pesquisas devem ser realizadas durante um período compatível com as formas e o ciclo de vida do táxon [ 4 ].
Usado em cncflora

CR

Nome Criticamente em perigo
Definição Um táxon está “Criticamente em perigo” quando os melhores dados disponíveis indicam que satisfaz um dos critérios de A a E para “Criticamente em perigo” (ver Seção II) e, por esse motivo, considera-se que corre um risco extremamente alto de extinção na natureza [ 4 ].
Usado em cncflora

EN

Nome Em perigo
Definição Um táxon está “Em perigo” quando os melhores dados disponíveis indicam que atende um dos critérios de A a E para “Em perigo” (ver Seção II) e, por esse motivo, considera-se que corre um risco muito alto de extinção na natureza [ 4 ].
Usado em cncflora

VU

Nome Vulnerável
Definição Um táxon está “Vulnerável” quando os melhores dados disponíveis indicam que atende um dos critérios de A a E para “Vulnerável” (ver Seção II) e, por esse motivo, corre alto risco de extinção na natureza [ 4 ].
Usado em cncflora

NT

Nome Quase ameaçado
Definição Um táxon está “Quase ameaçado” quando foi avaliado de acordo com os critérios das categorias “Criticamente em perigo”, “Em perigo” e “Vulnerável” e, embora ainda não os tenha preenchido, tudo indica que está prestes a fazê-lo ou apresenta fortes indícios de que o fará em um futuro próximo [ 4 ].
Usado em cncflora

LC

Nome Menos preocupante
Definição Um táxon é considerado “Menos preocupante” quando foi avaliado de acordo com os critérios e não se qualificou para as categorias “Criticamente em perigo”, “Em perigo”, “Vulnerável” e “Quase ameaçado”. Nesta categoria se incluem os táxons abundantes e de ampla distribuição [ 4 ].
Usado em cncflora

DD

Nome Dados insuficientes
Definição O táxon pode ser incluído na categoria “Dados insuficientes” quando as informações são insuficientes para que se faça uma avaliação direta ou indireta de seu risco de extinção, com base em sua distribuição e/ou em seu estado populacional. Um táxon listado nesta categoria pode haver sido objeto de muitos estudos e possuir aspectos biológicos bem conhecidos, porém ainda não se dispõe de dados apropriados sobre sua abundância ou distribuição. A categoria “Dados insuficientes”, portanto, não é uma categoria de ameaça. A inclusão de um táxon nesta categoria indica que se necessita de mais informações e que não se exclui a possibilidade de que pesquisas futuras venham a demonstrar que esse táxon poderá ser classificado em uma categoria de ameaça. É importante utilizar de forma proveitosa qualquer dado disponível. Em muitos casos, deve-se tomar cuidado na escolha entre DD e um estado de ameaça. Se existir a suspeita de que a distribuição do táxon é relativamente limitada e houver transcorrido um tempo considerável desde o último registro de um táxon, sua inclusão em categoria de ameaça poderá se justificar [ 4 ].
Usado em cncflora

NE

Nome Não avaliado
Definição Um táxon é considerado “Não avaliado” quando ainda não foi analisado de acordo com os critérios aqui relacionados [ 4 ].
Usado em cncflora
vocabulario/categoriaameaca.txt · Última modificação: 2015/09/30 16:45 por lanna