Essa é uma revisão anterior do documento!
Os dados são acessados através de “Serviços” e ferramentas específicas, gratuitas e de código aberto, baseadas na Internet, para a publicação dos dados. Os dados são assim expostos para serem pesquisados, para “download” e para integração com diferentes Sistemas de Informação, como o GBIF e o SiBBr.
Acesso: JABOT2
O projeto Lista de Espécies da Flora do Brasil, iniciado em 2008, possibilitou que mais de 400 taxonomistas trabalhassem em rede para o cumprimento da Meta 1 estabelecida pela Estratégia Global para a Conservação de Plantas (GSPC-CDB). Em 2010 foi lançada a primeira versão online e a publicação do Catálogo de Plantas e Fungos do Brasil (veja Download acima). Atualmente, o sistema da Lista de Espécies da Flora do Brasil é parte integrante do Programa REFLORA e conta hoje com mais de 500 taxonomistas, brasileiros e estrangeiros. Estes pesquisadores são responsáveis pela atualização de informações sobre nomenclatura (nomes aceitos vs sinônimos) e distribuição geográfica (abrangência no Brasil, endemismo e Domínios Fitogeográficos) além de incluir valiosas informações sobre formas de vida, substrato e tipos de vegetação de cada táxon.
Os resultados das pesquisas possibilitam o acesso ao Index Herbariorum, a partir dos acrônimos dos herbários (campo voucher), devido à cooperação do The New York Botanical Garden, além de fornecerem imagens de exsicatas, inclusive de tipos nomenclaturais, provenientes tanto do Herbário Virtual Reflora como do INCT Herbário Virtual da Flora e dos Fungos. Outra novidade do novo sistema da Lista do Brasil é a disponibilização de imagens das plantas vivas incluídas pelos especialistas de cada grupo.
Em dezembro de 2010, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) recebeu do CNPq a missão de construir um herbário virtual para abrigar as imagens de plantas brasileiras que estão depositadas em herbários de outros países, criando em uma instituição pública brasileira a capacidade de armazenar e fornecer dados de qualidade sobre a nossa flora. Os primeiros parceiros desta iniciativa são os herbários K (Royal Botanic Gardens, Kew) e P (Muséum national d'histoire naturelle, Paris), cujas imagens se somam às do herbário RB, do próprio JBRJ.
O Herbário Virtual Reflora está sendo construído com intuito de permitir que taxonomistas trabalhem de forma semelhante ao que já fazem nos acervos físicos, com acesso à imagens em alta resolução em uma plataforma online que permitirá a consulta, reidentificação e tipificação das amostras por especialistas, além de outras funcionalidades. Vale mencionar ainda, que os curadores das instituições parceiras irão receber relatórios do sistema e poderão fazer atualizações no herbário “físico”.
Este sistema inovador foi lançado com imagens dos acervos RB, K e P disponíveis para atualização e estudo por parte dos mais de 500 taxonomistas que já atuam na Lista de Espécies da Flora do Brasil. A cada semana o número de amostras disponíveis no Herbário Virtual Reflora será ampliado e esperamos chegar ao final de 2014 com um milhão de imagens para acesso tanto da comunidade botânica, quanto do público em geral. Futuras parcerias já estão sendo firmadas com instituições nacionais e internacionais com o intuito de repatriar o maior número possível de espécimes do exterior e colocar online os herbários brasileiros.
Acesso: Herbário Virtual REFLORA
A Lista Vermelha da Flora consiste no produto final do trabalho executado pelo “Projeto Lista Vermelha” em parceria com a rede de especialistas botânicos. Aqui podem ser consultadas todas as fichas de análise e avaliação de risco de extinção para as espécies que já foram avaliadas, por família.
Nela cada uma das espécies está classificada em uma das 8 categorias de risco de extinção, estando também apresentados os critérios e subcritérios utilizados durante a avaliação.
O Integrated Publishing Toolkit (IPT) é uma ferramenta de software livre de código aberto escrito em Java que é usado para publicar e compartilhar conjuntos de dados de biodiversidade através da rede GBIF. Projetado para a interoperabilidade, que permite a publicação de conteúdo em bancos de dados, planilhas do Microsoft Excel ou arquivos de texto utilizando padrões abertos, ou seja, o Darwin Core e o Ecological Metadata Language.
Recurso | Descrição no IPT | Frequência de atualização |
---|---|---|
Lista de Espécies da Flora do Brasil | Lista de Espécies da Flora do Brasil | Diariamente |
Coleção do Herbário | Rio de Janeiro Botanical Garden Herbarium Collection | Semanal |
Coleção de DNA | DNA - Rio de Janeiro Botanical Garden DNA Collection | Semanal |
Coleção da Xiloteca | Xiloteca - Rio de Janeiro Botanical Garden Wood Collection | Semanal |
Coleção da Carpoteca | Carpoteca - Rio de Janeiro Botanical Garden Seed Collection | Semanal |
Coleção do Banco de sementes |
O Geonetwork é uma aplicação de catálogo para gerir os recursos referenciados espacialmente. Ele fornece funções de edição de metadados e pesquisa poderosas, bem como um visualizador de mapa interativo web embutido. Atualmente é usado em numerosas iniciativas de infra-estrutura de dados espaciais em todo o mundo.O software fornece uma interface web para pesquisar dados geoespaciais em vários catálogos, combinar serviços de mapas distribuídos no visualizador de mapa incorporado e publicar dados geoespaciais usando as ferramentas de edição de metadados on-line.
Metacat é um repositório de dados e metadados (documentação sobre dados), que ajuda os cientistas a encontrar, entender e usar eficazmente os conjuntos de dados que gerem ou que tenham sido criados por outros. A funcionalidade de mapeamento opcional do Metacat permite consultar e visualizar a cobertura geográfica dos conjuntos de dados armazenados. O seu recurso de replicação garante que todos os dados e metadados sejam armazenados com segurança em vários servidores Metacat.
O DSpace é o software de escolha para acadêmicos, sem fins lucrativos, e organizações comerciais para a construção de repositórios digitais abertos. Ele é gratuito e completamente personalizável para atender às necessidades de qualquer organização. O DSpace preserva e permite acesso fácil e aberto a todos os tipos de conteúdo digital, incluindo textos, imagens, imagens em movimento, mpegs e conjuntos de dados.
O Ckan é um poderoso sistema de gerenciamento de dados que torna os dados acessíveis, fornecendo ferramentas para agilizar a publicação, o compartilhamento e a descoberta eo uso de dados. Ele é destinado a editores de dados (governo nacional e regional, empresas e organizações) que querem fazer os seus dados abertos e disponíveis.