Ferramentas do usuário

Ferramentas do site

Translations of this page:

start

Essa é uma revisão anterior do documento!


Wiki do Portal de Dados do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Nesta Wiki as informações produzidas ou sob a guarda da Diretoria de Pesquisas do JBRJ são listadas, descritas e divulgadas para download, ou para integração em outros sistemas de informação.

Aqui você poderá acessar e baixar arquivos completos e atualizados de mais de 1.600.000 registros botânicos hospedados nos sistemas de informação, projetos e, de forma física, nas coleções do JBRJ.

Dados abertos

Segundo a definição da Open Knowledge Foundation, em suma, dados são abertos quando qualquer pessoa pode livremente acessá-los, usá-los, modificá-los e redistribuí-los, estando sujeito a, no máximo, a exigência de creditar a sua autoria e compartilhar pela mesma licença.

Os dados oferecidos pela Diretoria de Pesquisas do JBRJ são disponibilizados sob a licença CC BY 4.0 e os subprodutos gerados a partir destes devem seguir a mesma licença ou outra menos restritiva.

Sobre os dados e formas de acesso

Ferramentas de Publicação de Dados e Metadados

As ferramentas de publicação de dados e metadados oferecem uma interface de acesso, consulta e “descobrimento” dos dados e metadados institucionais, tanto para pessoas como para “máquinas” (outros computadores).

As ferramentas aqui listadas foram escolhidas pela sua compatibilidade com padrões internacionais de dados e metadados, por serem adotadas em muitas iniciativas nacionais e internacionais semelhantes, e privilegiando aquelas gratuitas e de código aberto.

Maiores detalhes sobre as ferramentas adotadas e avaliadas, incluindo detalhes técnicos de requisitos de hardware e software, podem ser visto na página de detalhes técnicos das ferramentas avaliadas.

Segue abaixo a lista das ferramentas em uso:

Integrated Publishing Toolkit (IPT) - Dados de ocorrência e listas de espécies

O IPT é uma ferramenta de software livre de código aberto que é usado para publicar e compartilhar conjuntos de dados sobre biodiversidade através das redes SiBBr e GBIF. Projetado para a interoperabilidade, que permite a publicação de conteúdo em bancos de dados, os dados e metadados são publicados utilizando os padrões Darwin Core Archive e Ecological Metadata Language, respectivamente.

Uso institucional: O IPT é utilizado para a publicação de dados sobre ocorrências de espécimes na natureza e para listagens regionais de espécies.

Acesso: ipt.jbrj.gov.br

Para detalhes técnicos e documentação acesse aqui.

DSpace - Documentos em texto e apresentações

O DSpace é uma ferramenta de software livre de código aberto de escolha para acadêmicos e organizações comerciais para a construção de repositórios digitais abertos. Ele é gratuito e completamente personalizável para atender às necessidades de qualquer organização.

Uso institucional: O DSpace é utilizado para publicação de documentos de produção intelectual, como livros e relatórios, e apresentações em formato de slides.

Acesso: dados.jbrj.gov.br/documentos (Manual do Usuário)

Para detalhes técnicos acesse aqui.

CKan - Planilhas

O Ckan é um poderoso sistema de gerenciamento e publicação de dados, fornecendo ferramentas para agilizar a publicação, o compartilhamento, a descoberta e o uso de dados. Ele é destinado a editores de dados (governos nacionais e regionais, empresas e organizações) que querem fazer os seus dados abertos e disponíveis.

Uso institucional: O CKAN é utilizado para publicação de dados estruturados em formato de planilhas.

Acesso: dados.jbrj.gov.br/planilhas (Manual do Usuário)

Para detalhes técnicos acesse aqui

Geonode - Dados geoespaciais

O GeoNode é um Content Management System (CMS) de código aberto para dados geoespaciais. É uma aplicação baseada na web para o desenvolvimento de sistemas de informação geoespacial (SIG) e para a implantação de infra-estruturas de Dados Espaciais (IDE).

Uso institucional: O Geonode está em fase de testes pela equipe do Centro Nacional de Conservação da Flora para publicação de dados geoespaciais.

Acesso: dados.jbrj.gov.br/geonode (Manual do Usuário)

Para detalhes técnicos acesse aqui.

ResourceSpace - Banco de imagens

O ResourceSpace é um software de código aberto para publicação de ativos digitais.

Uso institucional: Ferramenta utilizada como Banco de Imagens da DIPEQ/JBRJ.

Acesso: dados.jbrj.gov.br/imagens (Manual do Usuário)

Para detalhes técnicos acesse aqui.

FSI - Visualizador de imagens de exsicatas

O FSI é um repositório digital para imagens de alta resolução com a funcionalidade de exportação para websites.

Uso institucional: Ferramenta utilizada como repositório e visualizador das imagens de exsicatas nos sistemas do Jabot e Reflora

Para detalhes técnicos acesse aqui.

Dokuwiki - Portal de Dados da DIPEQ-JBRJ

O DocuWiki e uma ferramenta wiki utilizada como interface para o portal de dados onde serão divulgados todos os recursos de informação sobre biodiversidade publicados pela Diretoria de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (DIPEQ-JBRJ)

Para detalhes técnicos acesse aqui.

Web Services - Acesso via sistemas

Web services são soluções utilizadas na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes. São para desenvolvedores web que buscam utilizar as informações produzidas e oferecidas pela instituição para integração em outros sistemas.

Web Services oferecidos
Coleções do JBRJ http://servicos.jbrj.gov.br/jabot
Lista de Espécies da Flora do Brasil http://servicos.jbrj.gov.br/listaflora
Lista Vermelha da Flora do Brasil http://cncflora.jbrj.gov.br/services/

Entre em contato

start.1468327118.txt.gz · Última modificação: 2016/07/12 09:38 por nataliaoliveira