O projeto Lista de Espécies da Flora do Brasil, iniciado em 2008, possibilitou que mais de 400 taxonomistas trabalhassem em rede para o cumprimento da Meta 1 estabelecida pela Estratégia Global para a Conservação de Plantas (GSPC-CDB). Em 2010 foi lançada a primeira versão online e a publicação do Catálogo de Plantas e Fungos do Brasil (veja Download acima). Atualmente, o sistema da Lista de Espécies da Flora do Brasil é parte integrante do Programa REFLORA e conta hoje com mais de 500 taxonomistas, brasileiros e estrangeiros. Estes pesquisadores são responsáveis pela atualização de informações sobre nomenclatura (nomes aceitos vs sinônimos) e distribuição geográfica (abrangência no Brasil, endemismo e Domínios Fitogeográficos) além de incluir valiosas informações sobre formas de vida, substrato e tipos de vegetação de cada táxon.
Os resultados das pesquisas possibilitam o acesso ao Index Herbariorum, a partir dos acrônimos dos herbários (campo voucher), devido à cooperação do The New York Botanical Garden, além de fornecerem imagens de exsicatas, inclusive de tipos nomenclaturais, provenientes tanto do Herbário Virtual Reflora como do INCT Herbário Virtual da Flora e dos Fungos. Outra novidade do novo sistema da Lista do Brasil é a disponibilização de imagens das plantas vivas incluídas pelos especialistas de cada grupo.
Em 2014 os dados da Lista de Espécies da Flora do Brasil RB foram estruturados seguindo o padrão de metadados sobre biodiversidade Darwin Core. Desde então estes dados reestruturados, bem como seus metadados, foram publicados via Integrated Publishing Toolkit (IPT).
Coordenadora: Dra. Rafaela Campostrini Forzza (CV lattes)
Coordenador: Dr. João Renato Stehmann (CV lattes)
Coordenador: Dr. Marcus Alberto Nadruz Coelho (CV lattes)
O dados podem ser acessados das seguintes formas:
Os dados referentes à Lista de espécies da Flora do Brasil estão disponíveis sobre a licença Open Data Commons Attribution License (ODC - By). Seu uso é livre desde que citada sua fonte e atribuídos os créditos.