O Banco de DNA de Espécies da Flora Brasileira do Jardim Botânico do Rio de Janeiro busca conservar informação genética representativa da alta diversidade da flora brasileira, sendo um registro histórico da variação vegetal e uma base para a conservação e para a biotecnologia.
O principal critério para inclusão de amostras nessa coleção é que sejam provenientes da flora nativa brasileira e que se encaixem em uma ou mais das categorias listadas abaixo:
Curadora: Dra. Luciana Ozório Franco (CV lattes)
Os dados do Banco de DNA podem ser acessados de duas formas:
Os dados referentes à coleção estão disponíveis sobre a licença Open Data Commons Attribution License (ODC - By). Seu uso é livre desde que citada sua fonte e atribuídos os créditos ao Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
O Sistema JABOT foi idealizado para lidar com um conjunto de dados maior do que apresentado aqui. Entretanto, esta lista de atributos corresponde à uma tabela que consolida dados de várias tabelas do esquema nativo do JABOT, que visa atender a demanda por publicação dos dados no padrão Darwin Core para consumo, via DIGIR/TAPIR/IPT.